CAEPA garante a segurança no abastecimento de água para Paraibuna

CAEPA garante a segurança no abastecimento de água para Paraibuna

CAEPA informa que em função das baixas temperaturas registradas nos últimos dias, houve uma inversão térmica na represa, que é quando a camada superior sofre um resfriamento, e com isso permite que a água estabilizada no fundo, suba para a superfície carregando formas reduzidas de ferro e manganês que chegaram na Estação de Tratamento de Água.

Prezados Clientes:

CAEPA informa que em função das baixas temperaturas registradas nos últimos dias, houve uma inversão térmica na represa, que é quando a camada superior sofre um resfriamento, e com isso permite que a água estabilizada no fundo, suba para a superfície carregando formas reduzidas de ferro e manganês que chegaram na Estação de Tratamento de Água. Esta água recebeu os produtos químicos para o tratamento convencional, e o controle de qualidade na saída do tratamento foi feito e não constatou nenhuma alteração na qualidade da água. A coloração surgiu na rede de distribuição após dosagem do hipoclorito de sódio (produto aplicado normalmente para desinfecção da água) em contato com o ferro e manganês solúvel, oxida, dando uma coloração fora do padrão para a água distribuída.

Ao constatarmos o problema da cor elevada no monitoramento nas redes de distribuição, o processo de tratamento foi alterado com a implantação de uma pré cloração que causa a oxidação do ferro e manganês ainda dentro da estação de tratamento de água sendo assim retirados da água, evitando que esta reação ocorra nos reservatórios e redes de distribuição e a água suja seja distribuída.

Como nunca houve registro de mudança da qualidade do manancial, as ações tomadas não foram rápidas o suficiente para impedir que a água com coloração fora do padrão fosse distribuída. Embora a água que foi distribuída não estava adequada à aceitabilidade estética, a mesma não traz riscos à saúde.


Informamos que o problema foi solucionado pela equipe técnica da CAEPA, e ainda estamos fazendo o procedimento de descarte nas redes e reservatórios para eliminar possíveis águas fora do padrão que ainda estejam acumuladas na rede de distribuição.