CAEPA AMPLIA OS INVESTIMENTOS NA REDE COLETORA DE ESGOTOS EM PARAIBUNA

CAEPA AMPLIA OS INVESTIMENTOS NA REDE COLETORA DE ESGOTOS EM PARAIBUNA

A Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) continua dando andamento nas obras de construção dos coletores de esgoto da parte central da cidade de Paraibuna. 

Em agosto de 2020, a concessionária inaugurou a Estação Produtora de Água de Reuso (EPAR) que tem capacidade de tratar todo o esgoto gerado nesta região; juntamente com a estação foram entregues mais de 1 km de coletores atendendo aos bairros: Bela Vista, Alto da Boa Vista e Jardim Primavera, estando dimensionado para receber também o esgoto proveniente da Vila Camargo que em breve deve ser conectado ao coletor e receber o tratamento adequado.

Hoje, com a contribuição desses três bairros, a CAEPA conta com uma vazão mensal de 5 milhões de litros de esgoto, que deixa de ser lançado sem tratamento no Rio Paraibuna, desta forma, gradativamente a empresa está reduzindo o impacto ambiental no rio de nossa cidade.  Segundo a concessionária de água e esgoto do município, toda essa vazão mencionada acima, passa pelo processo de tratamento que é composto pelo tratamento primário, seguindo para o reator biológico que dispõe de duas fases, uma anaeróbica e outra aeróbica e, por fim, passa também pelo decantador, onde recebe o hipoclorito de sódio que é o responsável pela desinfecção do efluente, antes de ser lançado no rio Paraibuna.

Atualmente, a EPAR está trabalhando com uma eficiência acima de 90% de redução de matéria orgânica, através de um investimento de aproximadamente 7 milhões de reais apenas no setor de esgoto.

A CAEPA, neste momento, atua na execução de obras que visam a ampliação da coleta de esgoto no município, através da construção de mais de 2 km de coletores de esgoto e 2 estações elevatórias que enviarão o esgoto até à EPAR; esta obra fica na margem esquerda do rio Paraibuna ao longo da Av. São José e Av. Dr. Carlos Guimarães (Beira Rio).

Com a entrega dessas obras que estão previstas ainda para 2021, aproximadamente mais 10 milhões de litros de esgoto, da parte central da cidade, será encaminhado para o tratamento, devolvendo ao rio Paraibuna o efluente de forma ambientalmente adequada.