Quem Somos

Desde 2015, a Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) é responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município paulista de Paraibuna, no Vale do Paraíba. 

Contratada pelo prazo de 30 anos para atender a população de cerca de 18 mil habitantes, a CAEPA é controlada pela GS Inima Brasil e pela Enorsul Saneamento. Desde que assumiu os serviços de saneamento básico de Paraibuna, a empresa tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água potável da cidade, que incluiu a substituição da rede no Centro de Paraibuna com mais de 60 anos, e na construção do sistema de esgotamento sanitário. Com os investimentos já realizados a CAEPA reduziu as perdas de água tratada no município de 60 para 31%. 

Em 2019, alcançou a universalização do abastecimento de água, ou seja, todos os moradores da área urbana de Paraibuna têm acesso a água tratada 24 horas por dia. A captação de água para abastecimento da cidade de Paraibuna é feita no Rio Paraibuna e por meio de oito poços artesianos, de onde a água bruta é bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da CAEPA.

Com mais de 350 anos de existência, a cidade paulista de Paraibuna conseguiu sua primeira estação de tratamento de esgoto em 2020. Com investimentos de R$ 5 milhões de reais, a E.P.A.R. “José Toledo Diniz”, tem capacidade de tratar até dois milhões de litros de esgoto por dia.