CAEPA garante 100% a qualidade da água em Paraibuna

CAEPA garante 100% a qualidade da água em Paraibuna

A Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), órgão regulador e fiscalizador dos serviços de públicos de água e esgoto dos municípios conveniados, divulgou avaliação realizada no ano de 2022.

Na Estância Turística de Paraibuna, a Ares-PCJ avaliou a qualidade da água e considerou que está 100% em conformidade com os padrões analisados. Além disso, realizou pesquisa de avaliação com os usuários, apontando crescimento de satisfação. Outro ponto que vale destaque é a Ouvidoria da Agência que não registrou nenhuma reclamação da concessionária de água e esgoto de Paraibuna.

O prefeito Victor Miranda explicou que a Agência encaminha os relatórios para análise das prefeituras e que a avaliação da administração municipal de Paraibuna com relação aos serviços prestados está sendo positiva. “Em Paraibuna, o contrato de concessão de água e esgoto é da Concessionária Caepa. Firmamos convênio com a Ares-PCJ em junho de 2020 e temos visto o papel importante que ela desempenha junto aos municípios no que diz respeito ao acompanhamento do serviço prestado à população, sempre nos mantendo atualizados das informações.”

QUALIDADE DA ÁGUA

A Ares-CPJ mantém um programa de fiscalização e monitoramento dos serviços prestados à população dos municípios conveniados. Uma das ações deste programa é realizar o monitoramento da qualidade da água, com o principal objetivo de acompanhar os serviços prestados.

A Agência realiza, durante todo o ano, diversas coletas de amostra da água antes que ela passe por qualquer reservatório, como a caixa d’água, por exemplo, e analisa 10 parâmetros de qualidade, como a presença de minerais, coliformes, turbidez e cor.

Em 2022, foram realizadas 12 coletas básicas no município e todas atestaram os padrões de qualidade definidos pela Ares-PCJ. Com isso, o índice de conformidade em Paraibuna foi definido em 100%.

O Chefe do Executivo disse estar muito satisfeito com esse resultado e que isso representa qualidade de vida para a população. “A Ares-PCJ realiza a análise baseada em termos técnicos. Por isso, a avaliação é confiável e transmite a realidade para nós. Ficamos felizes em saber que a população de Paraibuna está recebendo uma água que representa 100% de conformidade com os critérios da Agência Reguladora. Mais saúde e bem-estar para os usuários que estão consumindo uma água com qualidade garantida.”

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Entre abril e junho de 2022, foi realizada uma pesquisa de satisfação entre os usuários dos serviços de água e esgoto em Paraibuna. Os dados apresentados pelo relatório final foram comparados com a última pesquisa realizada na cidade em 2020.

O maior aumento de satisfação registrado foi com relação aos serviços de tratamento do esgoto, que foi de 38%. A satisfação referente à coleta de esgoto também aumentou em 26%. O prefeito destacou que a cidade possui a Estação de Tratamento de Água e a Estação Produtora de Água de Reuso, que trata o esgoto sanitário para ser reutilizado em diversas atividades. Atualmente, a cidade coleta e trata, aproximadamente, 56% de todo esgoto gerado.  

“O sistema de tratamento de esgoto da cidade conta com tecnologia alemã e o investimento realizado para a implantação foi de cerca de R$ 6 milhões. Além disso, temos registrado diversos investimentos da Caepa na ampliação da rede de esgoto, como nos bairros Bela Vista II, Laranjeiras, Vila Modesto e Lavapés que está sendo realizada atualmente. Com isso, chegaremos a 60% do esgoto tratado”, afirmou Victor Miranda.

“A Estação Produtora de Água de Reuso foi inaugurada em 12 de junho de 2020. Esse sistema é motivo de orgulho para nós, paraibunenses, porque essa tecnologia só existe em 2 cidades do nosso país: Rio de Janeiro e Paraibuna. E o resultado deste trabalho está sendo representado pela satisfação da população”, considerou o prefeito.

A qualidade da água, gosto, cheiro e cor, juntas, aumentaram em 18%. A capacidade de resolução imediata de problemas também teve índice de satisfação positiva, aumentando em mais 3%.

A satisfação geral com a coleta de resíduos sólidos aumentou em 9%; já a de varrição de ruas foi registrada em mais 19%.

A satisfação geral dos serviços prestados se manteve praticamente estável, com declinação de apenas 0,1 ponto percentual se comparado ao ano de 2020.

OUVIDORIA

A Ares-CPJ mantém uma Ouvidoria para atender os munícipes de cidades conveniadas com o objetivo de colaborar no atendimento aos usuários.

A Ouvidora funciona em 2ª ou 3ª instância, ou seja, quando os usuários não foram atendidos satisfatoriamente pelos serviços de atendimento da Concessionária ou pelas ouvidorias municipais.

Em 2022, a Ouvidora da Ares-PCJ não registrou reclamações referentes aos serviços prestados pela Caepa. “Se considerarmos que a satisfação com relação à resolução imediata de problemas registrou aumento, podemos concluir que os usuários realmente não precisaram recorrer à Ouvidoria da Agência. Ou seja, os índices caminham em harmonia e representam a qualidade do serviço prestado”, finalizou Victor Miranda.

fonte: Prefeitura de Paraibuna