CAEPA realiza visita técnica na EPAR e inaugura importantes obras de saneamento

CAEPA realiza visita técnica na EPAR e inaugura importantes obras de saneamento

Dirigentes da CAEPA (Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna), acompanhados pelo prefeito de Paraibuna, Vitor de Cassio Miranda, realizaram nessa terça-feira (16/06), visita técnica nas futuras instalações da Estação de Produção de Água de ReUso (E.P.A.R.) “José Toledo Diniz”, que deve ser inaugurada no segundo semestre desse ano.

Com investimentos de R$ 5 milhões de reais, a estrutura que ocupa uma área total de dois mil metros quadrados, abriga uma moderna planta de tratamento de esgoto que vai atender toda a população da sede do município de Paraibuna, estimada em 12.240 habitantes.

O complexo, que vai tratar até 2 milhões de litros de esgoto por dia, utiliza um sistema de biofilme anaeróbico-aeróbio com mídias sintéticas para aderência dos resíduos sólidos. As fases são compostas por uma estação elevatória de esgoto bruto, pré-tratamento compacto totalmente automatizado, desinfecção do efluente e sistema de desidratação de lodo. O local também vai contar com um laboratório de análises para controle da qualidade de todo o processo.

Por conta da tecnologia implantada, todo o efluente tratado na estação será devolvido aos córregos com 90% de remoção de carga orgânica e com oxigênio dissolvido acima de 10 mg/L, o que contribui para a oxigenação dos corpos d’água e redução dos impactos ambientais.

“A Estação de Produção de Água de Reuso faz parte do plano de investimentos da CAEPA para o município. São 28 milhões de reais que estão sendo injetados desde o início das operações, com foco na infraestrutura de saneamento”, comenta o diretor técnico da concessionária, Carlos Roberto da Ferreira.  

A CAEPA também inaugurou dois reservatórios de água com capacidade de 100 mil litros cada, orçados em 200 mil reais. O reservatório Colinas vai reforçar o abastecimento de mais de 1300 moradores dos distritos São Germano, Santa Edwiges, Vila Machado e Colinas. O reservatório Alferes Bento vai assegurar o abastecimento dos bairros Alferes Bento, parte do Bela Vista e Bela Vista II, beneficiando 1800 paraibunenses.

Outra obra entregue foi a Estação Elevatória de Água Tratada Bela Vista. Com investimentos de 50 mil reais, o sistema conta com um mecanismo duplo de bombeamento, garantindo em caso de falhas no equipamento, a continuidade do abastecimento para 2800 pessoas.

Galeria de imagens